Sunday 13 March 2011

MEL GIBSON VISITOU A IRMÃ LÚCIA

Gibson visitou Irmã Lúcia

O actor e realizador Mel Gibson deslocou-se propositadamente, em Julho último, ao Convento do Carmelo em Coimbra, onde a Irmã Lúcia professa desde 1948, não só para entregar um DVD do seu filme, ‘‘A Paixão de Cristo’‘, como para recolher a opinião da vidente de Fátima sobre a película, que já havia sido visionada pelas freiras.

A visita de Gibson, rodeada da maior discrição, seguiu-se a uma outra realizada a Fátima, em 2003, tendo desta vez o actor-realizador sido acompanhado pela sua mulher, Robyn Moore, e pelo Padre Luís Kondor, vice-postulador da Causa dos Videntes de Fátima, sedeada em Fátima.

A Irmã Celina, prioresa do Carmelo de Coimbra, responsável pelas 18 religiosas que ali seguem uma vida de oração e labor na mais estrita reclusão, confirmou ao CM a visita de Gibson.

“Tivemos a alegria e o prazer de receber o realizador da ‘‘Paixão de Cristo’‘, que quis vir ao nosso Convento para se encontrar com a Comunidade, para pedir orações pela sua família e o seu trabalho, aproveitando a ocasião para nos oferecer um DVD com o seu filme.”

Além da Irmã Lúcia e das carmelitas de Coimbra, só o Papa João Paulo II teve direito a igual tratamento, embora o filme lhe tenha sido entregue pelo actor Jim Caviezel.

PESSOA SIMPLES

Segundo a Irmã Celina, tanto o actor como a mulher mostraram-se pessoas da maior simplicidade. “Ele é muito expressivo e simpático, respondeu a todas as perguntas sobre passagens do filme, algumas feitas pela Irmã Lúcia que, durante quase uma hora, que durou o encontro, se mostrou sempre atenta”. A língua utilizada foi o inglês, o que, como disse a Irmã Celina, “não foi problema, pois várias companheiras o dominam”.

A visita de Mel Gibson ao Carmelo foi preparada com o maior cuidado. “Em Dezembro de 2003, ele encarregou o próprio protagonista do filme [Jim Caviezel], de vir ao Carmelo projectar o filme num ecrã gigante”, acrescentou a Irmã Celina.

‘‘PEDIU AJUDA A NOSSA SENHORA’‘

“Em Setembro de 2003, Mel Gibson veio a Fátima, para pedir a Nossa Senhora que o ajudasse a vencer os obstáculos que tinham surgido com o seu filme, de modo especial as críticas de anti-semitismo, que muito o preocuparam”, revelou entretanto ao CM Carlos Evaristo, muito próximo da família Gibson. “De 7 a 9 de Dezembro do ano passado”, acrescentou, “o actor Jim Caviezel foi enviado por Mel Gibson a Fátima, com o fim de projectar a ‘‘Paixão de Cristo’‘ em sete importantes institutos religiosos e assim poder auscultar a sua opinião sobre o filme”.

‘‘A PAIXÃO’‘ É MARCO DO ANO

Para a crítica, ‘‘A Paixão de Cristo’‘, de Mel Gibson, é um dos marcos culturais de 2004. Segundo o Instituto do Filme Americano, ‘‘A Paixão...’‘ (a par de ‘‘9/11’‘ de Michael Moore) “estilhaçaram as convenções de Hollywood”. O filme, recorde-se, custou ‘‘apenas’‘ 25 milhões de dólares a Gibson, que entretanto já facturou mais de 200 milhões, dos quais prometeu entregar 100 à Igreja Católica. A paixão pela história data de 1992 e, além da realização, Mel Gibson foi ainda responsável pelo argumento e produção.

2004-12-27 14:35:53


 

No comments:

Post a Comment