Monday 28 February 2011

PINTO DA COSTA VISITOU JOÃO PAULO II


Pinto da Costa e Carolina Salgado foram recebidos pelo Papa em 23 de Abril de 2003


Pinto da Costa com João Paulo II

No dia em que comemora 21 anos à frente do clube da Invicta, Pinto da Costa realiza o sonho de uma vida: ser recebido pelo Papa. A 23 de Abril de 2003, João Paulo II, no discurso feito no Vaticano, fala em português e refere-se especificamente ao FC Porto.

"Foi um momento inesquecível. Senti um grande orgulho e felicidade quando tive oportunidade de lhe beijar o anel. Foi um grande orgulho ouvi-lo falar em português e referir-se ao nosso clube", disse, na altura, o dirigente à agência Lusa.

Pinto da Costa fica emocionado pela recepção e oferece ao Sumo Pontífice uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, uma camisola assinada pelos jogadores e uma camisola número um, já que João Paulo II foi guarda-redes de futebol.

No mesmo dia, o presidente faz um balanço sobre os anos à frente dos destinos do Futebol Clube do Porto. Dá nota positiva ao seu próprio desempenho. Admite ainda que, depois de ter estado no Vaticano, só lhe falta realizar um sonho: ver construído o novo estádio. Mais um desejo concretizado, desde Novembro de 2003, data da inauguração da "casa" do Dragão.

Leia o artigo completo aqui


PINTO DA COSTA EMOCIONADO NA AUDIÊNCIA COM O PAPA

Pinto da Costa: «Um sonho realizado com muito orgulho»

Emoção e felicidade quase indescritíveis foi o que Pinto da Costa revelou após a audiência de ontem na Praça de S. Pedro, no Vaticano, com o Papa João Paulo II.

"Foi um sonho que concretizei com muito orgulho. Nunca escondi que o Papa é um das figuras que mais admiro e foi com grande emoção que vivi este contacto. Não poderia desejar melhor prenda que esta, no dia em que celebro 21 anos de presidência no FC Porto. Costumava dizer que tinha dois sonhos para cumprir: um era ter uma audiência com o Papa e um novo estádio para o FC Porto. Um já está e outro está a poucos meses de se concretizar. Depois está tudo...", disse o líder portista.

O Sumo Pontífice saúda as pessoas presentes nas audiências na Praça de S. Pedro (ontem cerca de 50 mil), nas respectivas línguas mãe e, em bom português, saudou "os irmãos de língua portuguesa: "Saudai Cristo, porque ele é bom". Numa mensagem de paz e de renovada esperança no futuro, de acordo com a quadra da Páscoa, o Vigário de Deus saudou "em especial o FC Porto", acrescentando: "Possam os dirigentes e jogadores serem mensageiros de paz e concórdia através do desporto."

Feitas as saudações, num ritual de alegria e emoção arrepiantes que, por momentos, devolvem-nos a fé na humanidade, seguiram-se as bênçãos particulares. Os membros do séquito português ajoelharam-se à vez aos pés do Papa, pedindo a bênção com o tradicional beijo no anel. Pinto da Costa relatou o que sentiu: "Foi um momento especial de muita alegria. Ele sabia que estava a falar com o presidente do FC Porto e desejou-me felicidades. Ofereci-lhe uma imagem de Nossa Senhora de Fátima em prata com um símbolo muito discreto do FC Porto na base e ele agradeceu-me, apertando-me a mão três vezes. Oferecemos-lhe também uma bola e uma camisola do FC Porto autografadas pelo plantel". Pinto da Costa garantiu ainda que delegaria no administrador para o futebol, Reinaldo Teles, a missão de comunicar ao plantel a mensagem do Papa.

Além de Pinto da Costa e a sua companheira, Carolina Salgado, fizeram parte da comitiva portista Reinaldo Teles e esposa, Luís Filipe Menezes e esposa, o secretário de Estado, Miguel Macedo, Adelino Caldeira, Lourenço Pinto, Adolfo Roque, António Mortágua, Joaquim Oliveira, Adolfo Roque, Paiva Brandão, José Guilherme Aguiar, Adriano Pinto, Osório Castro, o padre Jorge Duarte e Antero Henriques.

Lei o artigo completo aqui

Quinta-feira, 24 abril de 2003


PINTO DA COSTA: Comitiva recebida pelo Papa

Dirigentes e convidados do FC Porto foram recebidos, esta quarta-feira, por João Paulo II. Pinto da Costa ofereceu uma imagem de Nossa Senhora, enquanto que o Papa saudou os «peregrinos portugueses com votos de paz».
A comitiva do FC Porto, chefiada por pelo seu presidente, foi recebida, esta quarta-feira, pelo Papa João Paulo II, numa cerimónia que decorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano. Pinto da Costa, que comemora o seu 21º aniversário à frente dos destinos do clube do Porto, liderou uma comitiva de dirigentes e convidados do clube, que não incluiu qualquer jogador ou membros da equipa técnica do FC Porto.
O presidente do FC Porto entregou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Papa, que saudou «os peregrinos portugueses com votos de paz». João Paulo II deixou ainda «uma mensagem de afecto, concórdia e alegria» à equipa, dirigentes e jogadores do FC Porto. pós ter cumprimentado o Papa, altura em que ofereceu a imagem de Nossa Senhora, com um emblema do FC Porto na base, Pinto da Costa confessou-se emocionado e orgulhoso.


«Senti um grande orgulho e uma grande felicidade. É um momento inesquecível e quando tive oportunidade de lhe beijar o anel, fez referência que estava a falar com o presidente do FC Porto», disse. O líder máximo dos «dragões» considerou ainda, que ao fim de 21 anos de presidência do FC Porto, pouco lhe falta fazer à frente do clube portista. «Agora só me falta inaugurar o estádio», concluiu.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=742798&page=-1