Tuesday 28 December 2010

RAABE A MERETRIZ

Uma ex-prostituta alegrou o coração de Deus

No ano 1473 a.C., uma prostituta chamada Raabe morava na cidade cananéia de Jericó. Pelo visto, Raabe era uma mulher bem informada. Quando dois espiões israelitas procuraram refúgio na sua casa, ela pôde contar-lhes pormenores específicos referentes ao milagroso Êxodo de Israel do Egito, embora isso tivesse acontecido 40 anos antes! Ela sabia também das vitórias mais recentes de Israel contra os reis amorreus Síon e Ogue. Veja como esse conhecimento a influenciou. Ela disse aos espiões: “Sei deveras que Deus certamente vos dará o país . . . porque o Senhor vosso Deus, é Deus nos céus em cima e na terra embaixo.” ( Josué 2,1.9-11) O que Raabe sabia a respeito de Deus e dos seus atos a favor de Israel tocou-lhe o coração e a fez ter fé nele. — Romanos 10,10.

A fé motivou Raabe a agir. Ela acolheu os espiões israelitas “de modo pacífico”, e acatou as suas instruções salvadoras de vida quando Israel atacou Jericó. (Hebreus 11,31; Josué 2,18-21) Não há dúvida de que as obras de fé, realizadas por Raabe, alegraram o coração de Deus, pois ele inspirou o discípulo cristão Tiago a colocar o nome dela ao lado do nome de Abraão, amigo de Deus, como exemplo a ser imitado pelos cristãos. Tiago escreveu: “Da mesma maneira, não foi também Raabe, a meretriz, justificada pelas obras, depois de ter acolhido hospitaleiramente os mensageiros e os ter enviado embora por outro caminho?” — Tiago 2,25.

Deus recompensou Raabe de várias maneiras. Em primeiro lugar, poupou milagrosamente sua vida e a de todos os que se refugiaram na sua casa — a saber, os “da casa de seu pai e a todos os seus”. Depois ele permitiu que eles morassem “no meio de Israel”, onde foram tratados como nativos daquela nação. ( Josué 2,13; 6,22-25; Levítico 19,33, 34) Mas isso não foi tudo. Deus deu também a Raabe a honra de se tornar antepassada de Jesus Cristo. Que grande demonstração de graça para com uma mulher que anteriormente havia sido uma cananéia idólatra! — Salmo 130,3-4.

Assim como Raabe, algumas cristãs, desde o primeiro século e até hoje, têm abandonado um modo de vida imoral para agradar a Deus. (1 Coríntios 6,9-11) Sem dúvida, algumas delas cresceram num ambiente comparável ao da antiga Canaã, onde a imoralidade predominava e até era considerada normal. No entanto, elas mudaram seu modo de viver, motivadas pela fé baseada num conhecimento exato das Escrituras e do ensino da Igreja. (Romanos 10,17) Por isso pode-se também dizer a respeito de mulheres assim que “Deus não se envergonha [delas], de ser chamado seu Deus”. (Hebreus 11,16) Que honra!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Postado por Emerson às 09:28