Sunday 9 October 2011

BENTO XVI EXORTA FIEIS A NÃO CEDER AO CRIME DA MAFIA


"Criminalidade atroz”

Bento XVI exorta fiéis a não ceder ao crime da máfia

O papa Bento XVI exortou neste domingo o povo da Calábria a não ceder à "criminalidade atroz" da máfia, dirigindo-se a cerca de 50 mil fiéis reunidos em Lamezia Terme.

"Reconhecemos nesta bela região uma terra sísmica, não só do ponto de vista geológico, mas também no plano estrutural, comportamental e social. É uma terra onde os problemas se apresentam de forma desestabilizadora", disse Bento XVI, durante a homilia numa missa na periferia industrial de Lamezia Terme, naquela que é a primeira deslocação do papa à Calábria.

"É uma terra onde o desemprego é preocupante, onde a criminalidade permanece atroz, mortificando o tecido social, onde temos a sensação de estar permanentemente em urgência", observou, citado pela France Presse.

Bento XVI falava num quadro de desemprego jovem que ultrapassa os 26 por cento na Calábria, onde os projectos industriais não desenvolvem e a N'drangheta, a máfia calabresa, permanece forte, estendendo os seus tentáculos ao norte da península e para além dela.

O papa elogiou a capacidade dos habitantes da Calábria de "saber responder com uma rapidez e disponibilidade surpreendentes à urgência".

Saudou igualmente as iniciativas da Igreja para reforçar a fé de uma população tradicionalmente cristã: "Espero que tais iniciativas façam emergir uma nova geração de homens e mulheres capazes de promover não tanto os interesses particulares, mas o bem comum".

"Não cedam jamais à tentação do pessimismo (...) A vocês laicos, jovens e famílias, eu digo: Não tenham medo de viver e de testemunhar a fé (...) nas múltiplas situações da existência humana", disse.