Thursday, 27 September 2012

COIMBRA UNIDA CONTRA A POBREZA



Pobreza. Coimbra quer angariar o máximo de verbas para fundo de apoio a doentes crónicos carenciados

Por Agência Lusa, publicado em 27 Set 2012 

A Plataforma ODM – Coimbra Unida contra a Pobreza vai realizar em Outubro um programa de atividades em que pretende recolher verbas para o seu fundo de apoio a doentes crónicos carenciados, foi hoje revelado.

Reunida hoje em assembleia geral, a plataforma, que congrega 37 organizações da cidade, decidiu realizar grande parte do seu plano de atividades entre 13 e 17 de outubro, e nelas "tentar angariar o máximo de dinheiro para apoiar os doentes crónicos carenciados”, no âmbito do fundo contra a pobreza que lhes é destinado, disse à agência Lusa Ana Rito Brito, do secretariado executivo.

O plano de atividades será divulgado apenas em sessão marcada para as 15:00 de segunda-feira na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, tendo Ana Rito Brito referido que já se encontram em curso duas iniciativas: o referido fundo e um concurso de fotografia e vídeo sobre a temática da pobreza, cujo prazo foi alargado para o início de Outubro.

No âmbito do fundo, que apoia doentes selecionados por um agrupamento de centros de saúde, foram já auxiliados, no ano passado, oito pacientes, nomeadamente através do pagamento de dívidas nas farmácias, adiantou.

Desde o início de setembro, 24 mealheiros colocados em farmácias de Coimbra recolhem, até ao final de outubro, donativos que se destinam igualmente ao fundo, adiantou a representante da Associação Saúde em Português no secretariado executivo da Plataforma ODM na Cidade.

Sensibilizar a comunidade para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente para o primeiro, de redução da pobreza e da fome em 50% até 2015, são metas do projeto, agora a realizar a sua terceira edição em Coimbra.

Em Março passado, a plataforma anunciou a intenção de realizar este ano uma marcha contra a pobreza e uma feira solidária, entre outras ações.