“Quam bonum est et quam jucundum, habitare fratres in unum”
Citando gripe suína, bispo canadense barra comunhão na língua e suspende missa tradicional.
(Catholic Culture) Um bispo canadense suspendeu a celebração da missa tradicional em latim da Fraternidade de São Pedro (FSSP) porque os padres não irão cumprir as diretrizes diocesanas que proíbem a recepção da Comunhão na língua. Dom Frederick Henry, de Calgary, impôs a política ordenando os fiéis a receber a Comunhão na mão em resposta aos temores de gripe suína.
Lembrado que a Congregação vaticana para o Culto Divino disse que todos os católicos têm o direito de receber a Comunhão na língua, Dom Henry respondeu: “Estou bem ciente do que a congregação decidiu, porém, falando bem francamente, isso não é da conta deles e sim da minha“. Ele disse que a FSSP poderia continuar a celebrar missa na forma extraordinária quando os médicos disserem que a ameaça da gripe suína recuou.
Escrito por G. M. Ferretti
dezembro 2, 2009 em 8:15 am
Publicado em Atualidades, Igreja
Etiquetado com Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacr, FSSP
.Rosário pela Vida: o ódio anti-católico se exprime ruidosamente em Bordeaux.
Tal como no ano passado, alguns bons católicos de Bordeaux se reuniram em fren
te à Catedral de Santo André no último sábado (14) para rezar o rosário — liderados por padres da Fraternidade São Pio X, Fraternidade São Pedro e Instituto do Bom Pastor — pelas almas das pequeninas vítimas do aborto.
Como não poderia deixar de ser, um grupo de baderneiras feministas pró-aborto se amontoaram em torno dos valorosos fiéis, sob olhar leniente das autoridades policiais — contra os católicos tudo é permitido! Mesmo importunados por uivos, xingamentos, ironias, e claro, muitas blasfêmias ao megafone, os intrépidos católicos terminaram seu rosário, para a maior glória de Deus e honra da Santíssima Virgem!
Fontes: Le Forum Catholique e NovoPress Aquitaine
Escrito por G. M. Ferretti
novembro 16, 2009 em 1:29 pm
Publicado em Atualidades, FSSP, FSSPX, IBP, Igreja
Etiquetado com Aborto, FSSP, FSSPX, IBP, Moral Católica
.Cardeal Cañizares celebra missa pontifical na paróquia Santissima Trinità dei Pellegrini.
Na solenidade de Todos os Santos, o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, celebrou missa pontifical na paróquia pessoal Santissima Trinità dei Pellegrini, em Roma. As fotos podem ser vistas aqui.
Escrito por G. M. Ferretti
novembro 3, 2009 em 7:56 pm
Publicado em Atualidades, Cúria Romana, FSSP, Summorum Pontificum, Tradição
Etiquetado com Cardeal Antonio Cañizares Llovera, Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacr, FSSP, Summorum Pontificum
.Demissão na certa. Padre rompe o tabu sobre transplante de órgãos.
Nota do Editor: indagamo-nos porque até agora no Brasil, mesmo os membros de movimentos pró-vida mais engajados, se recusam a abordar este tema. Inúmeros seminários e congressos sobre bioética tem sido realizados com apoio de bispos locais, mas nenhum deles chegou a discutir essa questão tão delicada e urgente.
Um sacerdote, que pertence oficialmente à Fraternidade de São Pedro, publicou uma crítica ao polêmico transplante de órgãos em sua carta pastoral e, portanto, foi demitido.
(Kreuz.net, Augsburg) Sete semanas atrás, o Padre Andreas Hirsch (40), da tradicionalista Fraternidade de São Pedro, assumiu a igreja de peregrinação Violau no distrito de Augsburg.
O Padre Hirsch foi ordenado segundo o Rito Antigo em 2001, em Wigratzbad, na diocese de Augsburg. Posteriormente, ele trabalhou como capelão prestando cuidados pastorais na diocese de Eichstätt. Lá, de acordo com as fotos de sua despedida, no outono de 2007, ele também celebrava a Missa Nova.
A recusa do transplante de órgãos é algo católico
Em 10 de outubro, o Pe. Hirsch escreveu em sua carta pastoral de Violau a respeito do transplante de órgãos. O sacerdote abordou o tema porque em setembro uma médica da Clínica de Augsburg, juntamente com o Decano de Dinkelscherben, o Pe. Karl Freihalter, haviam realizado um evento de incentivo à doação de órgãos.
O Pe. Hirsch esclareceu que, pelo contrário, a pessoa era assassinada no momento da retirada dos órgãos. Esse procedimento seria uma violação ao mandamento de Deus e algo “eticamente inadmissível”.
O sacerdote esclareceu que de acordo com a posição atual da ciência, o “corpo do doador reage [durante a retirada dos órgãos] tanto com movimento quanto com contorções e se encolhe, a não ser que antes seja administrado um anestésico ao doador”.
Os freqüentadores da missa e conselhos paroquiais protestaram contra essa carta pastoral junto ao Bispo Walter Mixa, de Augsburg, segundo informou o jornal regional ‘Augsburger Allgemeine’. Mons. Mixa é um bispo liberal de tendência neo-conservadora. Ele exigiu do Pe. Hirsch que este publicasse um desmentido de suas opiniões na próxima carta pastoral. O bispo auxiliar Anton Losinger, de Augsburg, redigiria uma declaração contrária sobre o tema.
O Pe. Hirsch se negou a fazê-lo. O bispo optou imediatamente pela conseqüência mais grave e demitiu o padre. No último sábado à noite o sacerdote anunciou a sua demissão em sua paróquia Violau.
O porta-voz da diocese de Augsburg, Christoph Gold, afirmou ao ‘Augsburger Allgemeine’, que a crítica à doação de órgãos supostamente “não seria o ensinamento teológico da Igreja Católica”. Este supostamente não teria nada a objetar contra a doação de órgãos.
Uma vez que o padre seguiu a sua consciência, “nada poderia ser tratado de modo diferente” – enfatizou o porta-voz. A diocese trabalhou de maneira enfática na substituição do cargo. Gold esclareceu perante a “Agencia de Notícias Católicas” alemã que definitivamente o Pe. Hirsch não poderia atuar mais na diocese de Augsburg.
FRATRES IN UNUM 30-10-2009