Sunday 13 March 2011

GIBSON PROJECTOU "A PAIXÃO DE CRISTO" PARA A IRMÃ LÚCIA


Realizador projectou 'A Paixão de Cristo' para a irmã Lúcia

08 Março 2005

Mel Gibson exibiu o seu filme A Paixão de Cristo à irmã Lúcia, quando a visitou pela primeira vez no Carmelo de Coimbra, no ano passado, durante a Quaresma, de acordo com a Catholic News Agency americana.

A projecção surgiu na sequência do pedido de uma jovem portuguesa a um seu conhecido, empregado voluntário da Icon Productions, a produtora de Gibson, para que ele tentasse mexer cordéis na empresa e organizar uma sessão de A Paixão de Cristo no convento onde Lúcia viveu grande parte da sua vida em reclusão.

Após quase 100 mensagens de correio electrónico e vários telefonemas, a projecção foi finalmente organizada, apesar de haver problemas técnicos as freiras do Carmelo de Coimbra têm apenas um pequeno televisor e nenhum auditório, e o filme ainda nem sequer tinha sido editado em DVD ou em vídeo.

Assim, foi improvisada uma sala de projecções no convento, com um ecrã portátil de grandes dimensões e uma coluna de som, entre outros, cujos custos saíram do bolso do próprio Gibson. Esta operação terá custado ao actor e realizador cerca de 20 mil dólares (aproximadamente 18 mil euros).

A projecção foi mantida secreta porque Mel Gibson temia ser acusado pelos media de utilizar a figura da irmã Lúcia para promover o seu filme.

Entre as pessoas que acompanharam Gibson na projecção de A Paixão de Cristo para a irmã Lúcia estava a sua mulher Robin Moore, que é protestante. Gibson é um católico tradicionalista que segue o dissidente monsenhor Lefebvre, tal como grande parte da sua família mais próxima.

Meses mais tarde, em Julho, Gibson regressou a Portugal para ter um encontro particular com a derradeira sobrevivente dos três pastorinhos de Fátima. Já em Setembro de 2003 o realizador de Braveheart havia feito uma visita particular ao Santuário de Fátima, para pedir à Virgem Maria que intercedesse por ele durante as filmagens.

actor. Ainda de acordo com a Catholic News Agency, também o actor Jim Caviezel, que desempenha o papel de Jesus Cristo em A Paixão de Cristo, e professa a fé católica, esteve em Portugal logo após a conclusão do filme, com o fim de o mostrar em "várias instituições religiosas", colher opiniões abalizadas e depois informar Mel Gibson. Caviezel tentou também projectar o filme no Carmelo de Coimbra, mas não conseguiu autorização.


No comments:

Post a Comment