Wednesday 2 March 2011

PAPA ILIBA JUDEUS DA MORTE DE JESUS


Papa iliba judeus da morte de Jesus

A declaração foi feita no novo livro "Jesus de Nazaré"

O Papa Bento XVI iliba totalmente o povo judeu da morte de Jesus Cristo, um dos assuntos mais controversos do cristianismo, num novo livro de que foram publicados, esta quarta-feira, os primeiros excertos.

No livro, intitulado "Jesus de Nazaré", Bento XVI recorre a uma análise bíblica e teológica para explicar por que não é verdade que o povo judeu no seu conjunto seja responsável pela morte de Jesus.

Embora o Vaticano sustente há cinco décadas que os judeus não foram colectivamente responsáveis, académicos judeus ouvidos pela agência noticiosa norte-americana AP consideraram que o argumento agora exposto pelo papa é significativo e vai contribuir para combater o anti-semitismo.

"Há uma tendência humana natural para aceitar as coisas como verdadeiras e muitas vezes isto leva a erros de percepção" quanto aos riscos de anti-semitismo, considerou o rabi David Rosen, responsável para os assuntos inter-religiosos do comité judaico americano que há vários anos lidera o diálogo entre as duas religiões.

Segundo Rosen, o Vaticano divulgou em 1965 a sua nota mais autorizada sobre o assunto, "Nostra Aetate", nota que revolucionou as relações da Igreja Católica com o judaísmo ao afirmar que a morte de Cristo não pode ser atribuída ao povo judeu nem na altura nem actualmente.

Para o rabi, as palavras de Bento XVI podem representar um marco mais importante e duradouro na medida em que os crentes tendem a ler mais as escrituras e artigos ou livros do que os documentos da Igreja, especialmente os mais antigos.

Este é o segundo volume de "Jesus de Nazaré" de Bento XVI lançado em 2007, o primeiro livro que lançou como papa, sobre os primeiros anos da vida e dos ensinamentos de Jesus Cristo. Este segundo volume, com lançamento previsto para 10 de Março, é sobre a segunda parte da vida de Cristo.


ADEPTOS ESCOCESES HUMILHAM SEM-ABRIGO NO ROSSIO


Fãs do Glasgow Rangers causam distúrbios

Adeptos escoceses humilham sem-abrigo no Rossio

O episódio ocorreu na passada quinta-feira, antes do jogo frente ao Sporting, mas o vídeo só depois foi colocado na internet. Adeptos do Glasgow Rangers aproveitaram a tarde do dia da partida para se concentrarem na praça do Rossio. O pior foi depois: foram filmados a meterem-se com um sem-abrigo, que se encontrava sentado no chão.

Nas imagens agora divulgadas, no meio de risos e muita cerveja, um adepto escocês decide pegar no homem e atirá-lo para dentro da fonte da praça.

Incomodado, o sem abrigo acaba por sair da fonte completamente encharcado. A risada é geral entre os presentes.

O Glasgow Rangers empatou a duas bolas em Alvalade e seguiu em frente, para os oitavos-de-final da Liga Europa.