Sunday 14 November 2010

PADRE GREGÓRIO VERDONK



O Padre Gregório nasceu em 10 de Janeiro de 1904 (é curioso, pois ele comemorava o seu aniversário natalício em 10 de Fevereiro) e faleceu em 10 de Janeiro de 1980

O Padre Gregório era holandês e chegou a Portugal aí por volta de 1939, pouco após o início da 2ª guerra mundial. Chegado a Portugal como disse, juntamente com outros padres da sua Ordem - a Congregação dos Sagrados Corações , ou “Padres Brancos”, como lhe chamavam por ser essa a cor das suas vestes, instalou-se no Seminário dos Olivais, onde por essa altura, quase todos os professores eram estrangeiros.

Mas o Padre Gregório não veio como professor. Ele era uma espécie de missionário que ia pelas terras sem pároco pregando e espalhando a fé que professava - o que fazia com grande empenho e óptimos resultados. Ao que me consta o seu anterior trabalho de missionário teria sido na Alemanha com as crianças judias, mas acabara por ser expulso pelo regime nazi. Era uma pessoa extremamente bondosa e com clara vocação para lidar com rapazes - motivo porque fundou um grupo de escuteiros ao qual se dedicava com grande entusiasmo nos intervalos das suas pregações. Aliás, as pregações só começaram mais tarde, depois de aprender a língua portuguesa.

Aqui fica a minha a minha mais sentida homenagem ao grande homem
que para mim era um anjo na terra e de quem sou devota, e que tive a graça de conhecer
que para mim é neste momento um guia espiritual de grande valor
enfim um SANTO.


Publicada por Princesa em Quarta-feira, Maio 07, 2008 7 comentários:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Anónimo disse...
GOSTAVA DE SABER DE MAIS PESSOAS QUE CONTACTARAM COM O BONDOSO PADRE GREGORIO E QUE POSSAM ENRIQUECER A HISTORIA DESTE HOMEM QUE TODOS MERECEM CONHECER. FALE-ME DELE, CONTE-ME EPISÓDIOS CURIOSOS. O MEU OBJECTIVO É FAZER UM LIVRO SOBRE ESTE VERDADEIRO SANTO.

CONTACTE-ME PARA papi67@live.com.pt
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4 de Maio de 2009 23:50

Princesa disse...
Amigo anónimo
Tenho realmente factos a contar sobre este grande e bondoso homem
mas não consigo entrar no endereço que me deixou
me deixe outro endereço e terei o prazer e a honra de relatar o que sei deste grande homem eu privei com ele por algumas vezes
não sei muito mas o que sei junto com outras pessoas pode dar muito
um abraço
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 de Maio de 2009 00:01

rauluis14 disse...
CONHECI MUITO BEM O PADRE GREGORIO
FUI ESCUTEIRO NO GRUPO 146 EM MOSCAVIDE, GRUPO QUE ELE ERA O CHEFE E FUNDADOR.
POSSUIO ALGUMAS CARTAS QUE ELE ME ESCREVEU E QUE GUARDO RELIGIOSAMENTE.
PODE CONTACTAR
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11 de Junho de 2009 00:51

Anónimo disse...
Boa tarde. Através de uma amiga visitei um padre que ela me disse ser o seguidor do Padre Gregório Verdonk que recebe as pessoas pessoalmente na capela da NªSra Fátima das Galinheiras, Lumiar. Gostaria de saber se alguém já foi visitar este padre e gostaria de saber mais acerca da vida e obra do Padre Gregório. O meu e-mail é anasofia_lopes@netcabo.pt. Obrigada e bem hajam
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30 de Julho de 2009 15:15

Anónimo disse...
Sou amiga de uma aluna do Sr. Padre Gregório que foi aluna dele no colégio de S. José no Ramalhão e, que privou com o Sr. Padre muitos anos, frequentava sua casa como familia. Ela neste momento e eu que conheço as obras dele apelo a uma corrente de oração e força porque esta minha amiga tem o seu filho muito doente no hospital dos Capuchos, e vamos todos rezar por ele (António Pedro Cadete Melancia) que também foi baptizado por ele, para que ele melhor. Uma mãe desesperada com toda a minha força apelo mais uma vez que todas as pessoas que conheceram este Sr. e que conhecem as obras dele que façamos mentalmente uma grande corrente de oração pelas rápidas melhoras do António Pedro, sim porque para mim o padre gregório era um santo, que jamais será esquecido no tempo. Muito obrigada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

17 de Setembro de 2010 23:14

Anónimo disse...
Há bocado apelei a todas as pessoas para que conheceram o padre grgório e as suas obras que fizesse-mos uma corrente de oração pelas melhoras do António Pedro que se encontra hospitalizado no hospital dos Capuchos, é filho de uma amiga minha que foi aluna dele no colégio de s. josé no ramalhão e que está desesperada, privou com ele muitos anos e era amigo da familia. Tambem baptizou o António Pedro, vamos todos rezar pelas suas melhoras e nunca poderemos esquecer este homem que foi um santo e jamais poderá ser esquecido.
Por favor atendam o meu apelo e desta humilde mãe. O meu muito obrigado.Agradecia que me contactassem o meu e-mail é laurinda.ami@gmail.com. Bem hajam
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18 de Setembro de 2010 00:00

Anónimo disse...
Eu não conheci o padre Gregório , mas vivi muitos anos na instituição em que ele mandou construir a instituição é em Sintra em frente à casa do preto que se chama Obra Padre Gregório

1 de Novembro de 2010 11:13

2 comments:

  1. Boa noite
    Estou muito feliz por saber um pouco mais da história do Senhor Padre Gregório´
    Durante quase quatro anos ( entre 1975 e 1978 , vivi no Colégio Mãe de Deus , na Penha de França. À época era um colégio interno e externo mas só de meninas e eu tive a honra de ter sido batizada pelo muito querido Senhor Padre Gregório. Não me recordo de conversas que possa ter tido mas tenho uma lembrança muito forte do seu sorriso bondoso e que guardo para sempre no meu coração.

    ReplyDelete
  2. Fui uma das filhas do Santo assim dizíamos quando éramos pequenas vivi desde os cinco anos em colégios do padre Gregório e fui abençoada com um milagre feito por esse Santo saudades

    ReplyDelete