Wednesday 5 January 2011

JOÃO PAULO II VAI SER BEATIFICADO ESTE ANO

Igreja: Milagre do pontífice polaco reconhecido pelos médicos do Vaticano


Foi dado o passo decisivo para a beatificação de João Paulo II: a Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos acaba de considerar miraculosa a cura de uma freira francesa, de 44 anos, realizada, crê a Igreja, por intercessão do Papa polaco. A freira sofria de Parkinson.

Trata-se de um dos últimos e, sem dúvida, do mais difícil dos inúmeros degraus de uma causa de beatificação, pelo que agora falta apenas a aprovação do milagre pela comissão de teólogos, da comissão dos bispos e cardeais e, finalmente a aprovação, por Bento XVI, de todo o processo e a marcação da data da cerimónia.

A notícia, avançada pelo diário italiano ‘Il Giornale’ e pela agência religiosa i.media, foi ontem confirmada ao Correio da Manhã por fonte da Congregação para as Causas dos Santos, que adiantou também ser "quase certa" a beatificação, este ano, "do venerável Karol Wojtyla".

O dia 2 de Abril, em que se assinala o quinto aniversário da morte de João Paulo II, era o preferido do postulador, Slawomir Oder, mas é pouco provável que o processo seja concluído até essa altura. Há também quem aponte meados de Maio (Wojtyla, se fosse vivo, faria 91 anos a 18 de Maio), mas o mais certo é que a cerimónia se realize a 16 de Outubro. Trata-se do dia em que Karol foi eleito Papa, em 1978, e calha a um domingo. Para além disso, a beatificação de João Paulo II, cuja cerimónia terá lugar no Vaticano, será motivo de uma das maiores concentrações de fiéis na cidade de Roma, o que implica uma operação logística que exige tempo.

"GRANDE ALEGRIA PARA A IGREJA"

O cardeal português D. José Saraiva Martins, que durante dez anos liderou a Congregação para as Causas dos Santos, diz não ter ainda confirmação oficial da aprovação por parte da comissão médica do milagre de João Paulo II, mas, em declarações ao Correio da Manhã, afirma que "a ser verdade, é uma grande alegria para a Igreja".

Sublinhando que o início da causa aconteceu quando era ainda prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, D. José assegura que nunca duvidou do seu sucesso. "O Papa João Paulo II é um santo. Independentemente do desfecho da causa de canonização, não tenho qualquer dúvida de que estamos perante um santo da Igreja", disse ao CM o cardeal português. Referindo que "a ter sido aprovado o milagre, a beatificação será certamente este ano", D. José afirmou que "será com a maior satisfação, emoção e alegria" que participará na cerimónia de beatificação do seu amigo Karol Wojtyla.

UM BEATO COM ESTATUTO DE SANTO

A beatificação de João Paulo II não vai ser como as outras. Primeiro, realiza-se em Roma e é celebrada pelo Papa, quando quase todas as outras têm lugar na diocese de origem do venerável e a celebração é presidida pelo prefeito da Congregação dos Santos. Mas, para além disso, trata-se de uma figura de grande carisma e de dimensão universal, pelo que o mais certo é que o culto à sua imagem não se confine à diocese ou país de origem, mas aconteça em todo o Mundo. Um pouco à imagem da Madre Teresa de Calcutá, beatificada precisamente pelo Papa polaco. "É impossível confinar o culto a Wojtyla a Roma e à Polónia. Muitas igrejas de todo o Mundo quererão ter uma imagem sua e não tem mal nenhum, antes pelo contrário", diz D. José Saraiva Martins.

CORREIO DA MANHÃ 5-01-2011

Por:Secundino Cunha


No comments:

Post a Comment