Monday 27 August 2012

OS SEGREDOS DO VATICANO

1 comment:

  1. Além da sua enorme riqueza monetária e artística, o sempre inquietante Vaticano esconde segredos proibidos para o resto do mundo... até agora. Venha percorrer conosco as cúpulas abertas e as escavações deste patrimônio religioso e cultural do mundo, dar uma olhada nos documentos sigilosos da Guarda Suíça, livros que guardam conhecimentos não revelados, e até percorrer um misterioso cemitério onde dizem estar os ossos do próprio fundador da Igreja, São Pedro. Além disso, você conhecerá tudo sobre os rígidos sistemas de segurança que protegem este legado incalculável da cultura ocidental.
    Este Documentário é algo raro no The History Channel... pois finalmente ele pegou fontes primárias ao tratar da Igreja Católica. Este documentário também comenta o fato da Igreja Católica ter sido a única instituição que tenha durado tanto tempo sem cair por completo, fala de fatos escondidos, como por exemplo, os assaltos cometidos contra o Papado.


    O documentário em si foi interessante, mostrou várias coisas que a maioria das pessoas não sabem, como:

    *A relação de Kennedy com o Papa na época;

    *A relação de Bush com Bento XVI;

    *O quarto do Santo Padre e seus aposentos;

    *O gosto que o Santo Padre tem por Fanta Laranja (achei legal);

    * A força da Guarda Suiça (não sabia que eles eram super bem treinados, para mim era só uma representatividade do antigo exercito Papal).

    * Certa vez, a Guarda Suiça (composto por um poco mais de 100 homens) enfrentou no Vaticano um exercito composto por mais de 17 mil homens, obviamente a Guarda suiça perdeu, mas isso demorou 8 dias.
    ---
    Agora o que achei tendencioso:

    *O documentário falou do declínio do Vaticano (quando o mesmo perdeu suas terras, que era composta por quase toda a Itália), mas eles não frisaram que o Papa fez aquilo justamente para evitar um derramamento de sangue, pois seu exercito era capaz de defender as propriedades do Vaticano.

    *O documentário destacou demais as riquezas do Vaticano e suas formas de adquirir (não disseram que 99% do que está lá, é doações), mas disseram que muitas coisas que estão lá, foi fruto de corrupção;

    *Falou da corrupção Papal ao longo dos séculos, mas não frisou a diferença entre a natureza humana (que administra a Igreja) e a natureza eclesiástica que é sem mancha, acabou no fins das contas misturando tudo.

    *Tinha um historiador lá bem tendencioso, ele teve muita participação durante todo o documentária (que durou 2 horas), não houve uma divisão justa do tempo, entre os que defendiam a Igreja e os que a atacavam de alguma forma.

    ReplyDelete