Sunday 14 November 2010

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO PADRE GREGÓRIO VERDONK SSJJ

Há pessoas que são luzeiros, na vida dos homens. Foi assim o Senhor Padre Gregório Verdonk. Celebra-se agora o centenário do seu nascimento, e os seus confrades e amigos querem lembrá-lo, num gesto de gratidão, pelo testemunho que deixou.

Nasceu, na Holanda, a 10 de Fevereiro de 1904, e veio para Portugal, em Janeiro de 1938. Viveu no Seminário dos Olivais e, depois, na Penha de França, em Lisboa, onde veio a morrer, aureolado pelo perfume da santidade, a 10 de Janeiro de 1980. Como membro da Congregação dos Sagrados Corações, pertenceu à primeira equipa de missionários, da mesma Congregação, que pregaram, de 1958 a 1965, no Patriarcado, as Missões Paroquiais. Essas Missões, faziam parte do plano do levantamento espiritual que D. Manuel Gonçalves Cerejeira quis fazer na sua Diocese, muito destruída pela Revolução de 1910. De cinco em cinco anos, os missionários voltavam às mesmas paróquias e faziam Baptismos, Casamentos e preparavam para a 1.ª Comunhão e para o Crisma muitos jovens e adultos. Nos apontamentos do Senhor Padre Gregório, foram registados, a seu cargo, mais de 10 000 Baptismo, 1 000 Casamentos regularizados, milhares de Crismas e uma lista enfinda de Confissões. De facto, onde ele estava, eram muito grandes as filas, junto do Confissionário. As pessoas levantavam-se, libertas e felizes, porque ele próprio lhes tinhas relatado os pecados! As crianças e os jovens encontraram nele um grande amigo. Com um sorriso iluminado, cativava todos os que dele se abeiravam. Em Moscavide, fundou e dirigiu o Grupo de Escuteiros. Eram célebres os acampamentos, na zona do Oeste, onde ele tinha muitos amigos. Os mantimentos nunca faltavam. Junto das lagoas ou das praias, onde eles tomavam banho, via-se o Senhor Padre Gregório fardado e, na mão direita o Terço e, na esquerda, uma corda. Nas algibeiras fundas do seu hábito de religioso, havia sempre esmolas para todos os que a ele recorriam. Conta-se que, na Holanda, chegara uma tarde a casa, sem sapatos. É que tinha encontrado um homem que necessitava deles.

É esse seu coração que o fez criar uma Obra para crianças pobres que tem o seu nome: OBRA DO PADRE GREGÓRIO. Vive da generosidade dos seus amigos, cujo número aumenta sempre. Os seus confrades e amigos, reúnem-se, na Igreja da Penha de França, no dia 10 de Fevereiro, às 19h00, numa Eucaristia comemorativa do Centenário do seu nascimento. Os Benfeitores da OBRA DO PADRE GREGÓRIO, vão concentrar-se em Sintra, em Chão de Meninos, no sábado, dia 14, numa celebração, seguida de lanche, às 15h30.

As datas que assinalam a vida do Padre Gregório são: 10-02-1904: Nascimento na Holanda 25-09-1925: Profissão Religiosa 25-07-1930: Ordenação Sacerdotal 30-01-1939: Chegada a Portugal 21-03-1962: Naturalização em Portugal 10-01-1980: Falecimento em Lisboa Quando lembramos os santos, contemplamos os heróis da virtude e os irmãos da caminhada, por onde Deus nos chama. Servem-nos de apoio, são um exemplo e um farol. O Padre Gregório tornou-se sempre muito próximo daqueles que o procuravam e é alguém, com quem podemos contar, quando buscamos Deus e desejamos amar os irmãos.


No comments:

Post a Comment