Sunday 19 December 2010

VILA REAL (PORTUGAL): "CÂMARA AMIGA" APOIA FAMÍLIAS CARENCIADAS


Pobreza: Câmara distribuiu durante o ano cabazes alimentares por mais de 770 famílias carenciadas

“Não tinha leite para a bebé”

O desespero tomou conta de Sandra Infante, de 22 anos, quando numa sexta-feira à noite se viu sem dinheiro para comprar leite para a filha bebé, de apenas dois meses.

Angustiada, ligou para a Câmara Amiga, associação criada pela autarquia de Vila Real, e em poucas horas conseguiu alimentar a pequena Ana Isabel. Sandra é apenas uma das mais de 770 famílias que durante todo o ano, e em especial no Natal, a Câmara apoia. A pobreza tem aumentado, principalmente no centro da cidade.

"Esperava que o meu companheiro recebesse naquele dia, mas o patrão não pagou. Fiquei desesperada, mas em poucas horas recebi o leite em casa", conta a jovem, emocionada.

O Natal de Sandra e da sua família será este ano muito mais triste. A viver em Vila Real há mais de dois anos, a família está sem rendimentos. O companheiro de Sandra ainda não conseguiu arranjar um emprego estável e a jovem aguarda por uma vaga para colocar a filha na creche, de forma a poder também procurar trabalho. "O Natal vai ser muito triste. Vamos passar com a ajuda da Câmara e dos meus pais. O que vale é que ela ainda é bebé e não entende", explica Sandra.

Desde Janeiro, a Câmara de Vila Real já recebeu 129 novos pedidos de ajuda. Há também cada vez mais pessoas a pedir habitação social, devido aos despejos. "O casal perde o emprego e depois é uma bola de neve. Ficam sem dinheiro para a alimentação, para pagar a roupa, as contas, e deixam de pagar os empréstimos", conta Maria Dolores Monteiro, vereadora da Educação da Câmara de Vila Real.

Este é o caso de Paula Sá. A cargo com três filhos, de 18 meses e 8 e 9 anos, viu a sua empresa falir e o marido, que também perdeu o trabalho, não ter direito ao subsídio de desemprego. Sentia vergonha de pedir ajuda, mas o desespero falou mais alto. "Tinha vergonha, pois nunca tivemos dificuldades financeiras. Mas tínhamos de ir buscar ajuda a algum lado, não tínhamos como sobreviver. Com a altura do Natal sentimo-nos ainda pior. Não temos dinheiro para pagar a prestação da casa, quanto mais para prendas."

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE CHEGA ÀS ALDEIAS

A Câmara de Vila Real dispõe também de uma unidade móvel de saúde, que várias vezes por mês se desloca às aldeias mais isoladas para prestar todos os cuidados de saúde à população. Exames à diabetes e à tensão arterial são algumas das valências. Em breve, a unidade vai também dispor de um serviço de ginecologia e começar a realizar electrocardiogramas. "Tentamos dar melhores cuidados de saúde à população", refere a vereadora da educação.

ASSOCIAÇÃO RECEBE TONELADAS DE COMIDA

Na última recolha, realizada há algumas semanas, a Câmara Amiga angariou 16,5 toneladas de alimentos. A associação ficou muito satisfeita com os resultados e com o facto de poder ajudar muitas famílias neste Natal.

"Foi um sucesso, os armazéns estavam a ficar vazios, mas conseguimos muita comida. É muito bom, porque em especial nesta altura do Natal as pessoas pedem muita ajuda", conta Ana Vilaverde, chefe da divisão de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal de Vila Real.

No início do mês, a associação iniciou uma nova iniciativa, "o apadrinhamento". Uma família decidiu ajudar um casal mais carenciado, doando todos os meses carne e peixe, produtos que por se estragarem facilmente não estão incluídos nos cabazes. "Os padrinhos doam esses alimentos uma vez por mês, quando as famílias precisam", rematou Ana Vilaverde.

MAIORIA DOS PEDIDOS CHEGA DO CENTRO DA CIDADE

A maioria dos pedidos à Câmara Amiga chega do centro da cidade. Só na maior freguesia de Vila Real, Nossa Senhora da Conceição, 195 famílias estão a cargo das técnicas da instituição. "Nas aldeias, as casas são mais baratas, e as pessoas têm sempre uma pequena horta onde arranjam alguns alimentos. Já na cidade, as pessoas não têm como subsistir sem o dinheiro", explicou Ana Vilaverde. Nas aldeias, os casos sinalizados pela Câmara estão mais relacionados com idosos que vivem sozinhos. Para combater estes casos, a autarquia dispõe de um cartão de idoso que proporciona aos mais carenciados descontos na água, nos transportes e na compra de medicamentos. Para além disso, os idosos recebem ainda assistência em casa.

DISCURSO DIRECTO

"PROCURAM ALIMENTOS": M.ª Dolores Monteiro, Vereadora Educação Vila Real

Correio da Manhã – Quando e porquê foi inaugurada a Câmara Amiga?

M.ª Dolores Monteiro – A associação surgiu em 2006, mas só em 2007 tivemos todas as valências activas. Surgiu para apoiar mais rapidamente as famílias carenciadas.

– O que é que as famílias têm de fazer para receber apoio?

–Têm de se sujeitar a um relatório social para perceber quais as suas verdadeiras necessidades. Os mais carenciados procuram roupa, alimentos e mobiliário.

– Há vergonha em pedir ajuda?

– Há muitas pessoas que não querem que se leve os cabazes a casa pois temem que os vizinhos vejam.

 Por:Ana Isabel Fonseca

CORREIO DA MANHÃ 19-12-2010

No comments:

Post a Comment