domingo, 5 de dezembro de 2010
O que é uma excomunhão?
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, ao sabor das paixões, amontoarão para si mestres, conforme suas próprias concupiscências e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas". (2Tm 4,3-4)
A base bíblica da excomunhão é a anátema. As referências são encontradas em Gálatas 1:8 - "Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema!" Também, 1 Coríntios 16: 23 - "Se alguém não amar ao Senhor, seja anátema."
Existem dois tipos de excomunhão: a "latae sententiae" e a "ferendae sententiae".
Uma excomunhão "latae sententiae" ocorre, sem que seja necessária uma sentença prévia da autoridade competente, ou seja a própria pessoa com seu ato ou conduta mostra-se tão contrária a Igreja de Cristo que deixa claro sua posição de não pertencer mais a Ela.
Para faltas menos graves, existe a "ferendae sententiae", pela qual a autoridade competente abre um processo que pode concluir com a sentença de excomunhão.
O fiel excomungado fica proibido de receber os Sacramentos e de fazer alguns atos Eclesiásticos.
A excomunhão faz parte das censuras no Código de Direito Canônico, sendo uma das três mais duras e severas.
A excomunhão então é uma disciplina que tem um sentido medicinal, ou seja, uma oportunidade de um afastamento das pessoas envolvidas no aborto, da comunhão de todos os bens espirituais que a Igreja oferece, para que as mesmas repensem sua atitude, e na dimensão do arrependimento, busquem a confissão e a sanação da pena, para retornar à comunhão com o Senhor e com a Igreja: “Se reconhecemos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (Cf. 1Jo 1, 9).
Estão excomungados latae sententiae:
O Código de Direito Canónico prevê desde 1983 nove casos para a pena de excomunhão:
Profanação das espécies sagradas;
Violência física contra o Pontífice;
Absolvição por um sacerdote do cúmplice do pecado da carne;
Consagração ilícita de um bispo sem mandato pontifical;
Violação direta do segredo da Confissão;
Apostasia;
Heresia;
Cisma;
Aborto;
Quem provoca aborto,o defende ou o estimula, pois é assassinato.( 1398 Código do Direito Canonico )
São Pio X Declara que estão excomungados, latae Sententiae, todos aqueles que defenderem os erros do Modernismo.
Excomunhão ferendae sententiae - A que é decretada pela autoridade eclesiástica, aplicando a pessoa ou pessoas determinadas as sanções que a religião tem estabelecidas como condenação da falta cometida.
Excomunhão latae sententiae - Aquela em que o fiel incorre no momento que comete a falta previamente condenada pela religião.
Excomunhão de participantes - Aquela em que incorrem os que se associam com o excomungado declarado ou público.
Excomunhão menor - É limitada apenas à privação dos sacramentos.
Excomunhão maior - É aplicada contra os cristãos que têm incorrido em heresia ou em determinados pecados de escândalo, privando o excomungado de receber e administrar os sacramentos, de assistir aos ofícios religiosos, da sepultura eclesiástica, dos sufrágios da religião, de toda dignidade eclesiástica, do relacionamento com os demais fiéis, etc. Quando a Excomunhão Maior se pronuncia solenemente ou num concílio e vai contra a heresia, chama-se também anátema, ou seja, os excomungados são considerados amaldiçoados.
Maçons excomungados por SS. Clemente XII
"A sociedade secreta chamada "Franco-Maçonaria" é depravada e pervertida, representa um perigo para alma dos fiéis. Assim ordenamos que nenhum católico jamais ouse integrar, divulgar ou apoiar a franco-maçonaria sob pena de excomunhão."
- Papa Clemente XII, em sua bula Papal condenando a Maçonaria em 1738.
No comments:
Post a Comment