Wednesday 29 June 2011

CONTRA A FOME: RESTAURANTE SOCIAL




Refeições entre 0 cêntimos e 1 euro no 'restaurante social'

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, inaugura hoje um 'restaurante social' que pretende «servir os pobres com dignidade», cobrando-lhes por cada refeição apenas o que possam pagar, até ao máximo de um euro por refeição.

O padre Constantino Alves disse acreditar que esta solução «permite libertar os pobres da pobreza»: «Dar refeições só contribui para alimentar o ciclo da pobreza. É preciso dignificar os pobres, afastá-los do estigma dos restaurantes para pobres e responsabilizar as pessoas pela sua própria sobrevivência», afirmou.

Este 'restaurante social' vem substituir o serviço de distribuição de excedentes dos restaurantes que funcionou durante dois anos e meio e entregou cerca de 60 mil refeições a famílias carenciadas do concelho.

A partir de hoje as famílias carenciadas têm ao seu dispor, entre as 19.30 horas e as 20.30, refeições completas – sopa, pão, prato principal e sobremesa – por um preço que varia de acordo com a situação económica de cada agregado: «A situação das famílias é avaliada e calcula-se o que podem pagar, que pode ir de zero cêntimos a um euro», explicou.

No espaço do restaurante há lugar para 60 pessoas mas os clientes podem também levar as refeições para casa.

O responsável acrescentou ainda que «outra mais-valia do projecto é o facto de todas as pessoas – e não apenas as pessoas pobres – poderem usufruir deste serviço. Todos podem comer, desde que paguem o que puderem pagar».

O custo real das refeições, que são asseguradas por uma empresa, é de dois euros. A paróquia conta, para já, com os donativos feitos à igreja e com a ajuda de 66 voluntários. Num futuro próximo conta com o estabelecimento de parcerias com outras instituições.

A inauguração do espaço acontece hoje às 18.30 horas na igreja de Nossa Senhora da Conceição, e conta, entre outras, com a presença do Bispo D. Gilberto Canavarro dos Reis e da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira (CDU).

Depois haverá jantar e, claro, cada um – mesmo quem tenha sido convidado – paga o que puder pagar.

29 de Junho, 2011


Friday 24 June 2011

MISERICÓRDIAS USAM CANTINAS DE CRECHES COMO CANTINAS


SOLIDARIEDADE

Misericórdias usam cozinhas de creches como cantinas

Aumento dos que procuram refeições ronda os 400%. Cozinhas de lares e creches usadas para responder à procura.

As Misericórdias portuguesas estão a ser obrigadas a improvisar cantinas em cozinhas de creches e lares para que "nenhum português passe fome". Segundo o que Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), explicou ao DN, em muitas cantinas sociais há aumentos da ordem dos "200%, 300% ou 400%", variando de região para região.

Thursday 2 June 2011

PORTUGAL: ESPANCAMENTO BRUTAL NOS FUZILEIROS

Ajuste de contas numa camarata

Espancamento de recruta dos Fuzileiros gravado em vídeo

Pontapés, socos, joelhadas, agressões com cinto. A violência extrema a um jovem recruta dos fuzileiros é o ingrediente principal de um vídeo com cerca de quatro minutos a que o CM teve acesso.

As imagens chocantes, em que se vê um recruta, de 18 anos, apenas de cuecas, a ser agredido por cerca de cinco colegas de camarata nas instalações de Vale de Zebro, em Coina, Barreiro, datam de Agosto de 2010.

O CM sabe que esta situação reporta-se não a uma praxe, mas sim a um ajuste de contas entre militares. Segundo fonte da Marinha, este episódio violento só chegou ao conhecimento dos oficiais superiores já na fase final da formação, uma vez que o jovem agredido não apresentou, na altura, qualquer queixa contra os agressores.

Foi levantado um inquérito e apurados três responsáveis, que, segundo a mesma fonte, foram punidos tendo em conta o Regulamento Disciplinar Militar.

Ajuste de contas teve vítimas e vários agressores